segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"Não só de pão vive o homem"

Na liturgia do 1º domingo da quaresma, o evangelho narrado por Lucas (cap. 4, 1-13), nos relata o fato da tentação demoníaca a Jesus no deserto. Estando Cristo jejuando e orando no deserto o pai da mentira (o diabo), quis surpreendê-lo pela Sua humanidade, se és Filho de Deus manda que esta pedra se mude em pão (Lucas 4, 3). É impressionante a esperteza do diabo. Jesus foi para o deserto para ficar mais perto de Deus, preparando-se através de jejum e da oração para todo sofrimento que iria passar, e justamente ai, o tentador veio ao seu encontro.
Ainda hoje o filho das trevas age assim, ele busca atingir as pessoas que vivem em seu deserto diário de jejum e oração para se dedicarem ao projeto de implantação do reino de Deus, e através de situações cotidianas de sofrimento e angústias tenta afastá-las da divindade. Por isso que dizemos que quanto mais nos aproximamos de Deus, mais provados na dor seremos. Todavia, os que estão verdadeiramente unidos a Divindade, como Jesus no deserto, não se deixarão levará pelas limitações humanas.

Não só de pão vive o homem (Lucas 4,4), nesse sentido daremos início aos nossos exercícios espirituais para esta quaresma. Façamos nessa semana o jejum propriamente dito, deixemos os exageros na comida, àquilo que costumamos consumir como complemento de nossas refeições doemos para quem não tem a refeição ou muito menos o dito complemento. Pense, em seus horários de refeições (café, almoço e jantar), quantas pessoas gostariam de ter um pouco daquilo que você desperdiça ou quantas famílias gostariam de ter como refeição principal àquilo que você tem como lanche. Portanto, nessa semana, jejum na alimentação acompanhado da caridade e da leitura orante da palavra de Deus, serão nossos passos iniciais para trilharmos com Cristo rumo à alegria da vida que supera a dor e a morte.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

RETIRO DE CARNAVAL:O Senhor é a nossa alegria!

Proclama a Palavra, anuncia a Boa Noticia (II Tm)...Assumindo essa missão, nos encontramos com Deus em nosso III Retiro Espiritual de Carnaval. A alegria do Senhor se fez presente e a unidade no Espírito Santo, nos animou para levar a diante a missão de evangelizar.

O louvor e a Adoração ao nosso Deus nos fez presenciar as maravilhas do poder do Senhor...conversões e milagres nos ficou de lucro...Além da saudade e a força para caminharmos ainda mais próximo de Deus...Que nosso coração tenha cada vez mais fome e sede da Palavra do Senhor! Amém!!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

“Agora diz o Senhor, voltai para mim com todo vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração e não as vestes, e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo” (Joel 2, 12-14)
Celebrando a quarta-feira de Cinzas, a Igreja nos convida a jejuar e intensificar nossas orações. Dá-se início a mais uma caminhada Quaresmal, quarenta dias que antecedem o ápice de todo cristianismo, tempo de recolhimento, de avaliação interior, de abstinência e clamor à misericórdia de Deus, pois reviveremos nesses dias Seus últimos passos antes de sua entrega, por amor, à morte de cruz para nos redimir.
É realmente desafiador para Igreja propor para humanidade exercícios espirituais como o jejum, estando (nós) numa época em que se prega, através de discursos diários, os excessos. Contudo, a proposta da Igreja não é simplesmente diminuir o exagero na culinária, o verdadeiro jejum vai além. Gostaria de esclarecer que jejum não se trata de dieta forçada ou qualquer outra coisa do gênero, se o jejum não for acompanhado de um compromisso espiritual sincero servirá apenas como sofrimento gastronômico, e uma das qualidades do verdadeiro jejum é a alegria e não o abatimento físico. “Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas... perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto...”(João 6).
Durante este tempo de conversão, trarei para vocês, meus amados leitores (as), sugestões de jejuns que nos leve a Deus e nos faça compreender que a quaresma não é a comemoração do sofrimento de Cristo, é na verdade, a celebração da maior prova de amor que humanidade conhece, a atitude de um Deus que nos veio mostrar que após o caminhar doloroso para o calvário, a vida vence a morte e o amor supera o pecado, com o perdão.
Iniciemos, pois, nossa trajetória de volta aos braços de Deus, façamos penitencias e súplicas para que não sejamos lembrados pelos nossos pecados, mas sim pela fé na misericórdia de um Deus que se fez homem para sofrer em nosso lugar.

Convertei-vos e crede no Evangelho !!!


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Fevereiro: Início e Fim !

Iniciamos o mês de Fevereiro, segundo o calendário o mês número 2 do ano, para muitas pessoas, o último mês do ano passado, já que para esses "o ano começa depois do carnaval". "O mês do carnaval" é o tempo que podemos pesar, medir e depois decidir para onde irão nossos passos até o fim do ano, pois, na festa popular que está inserido nessa época cronológica, muitas pessoas fazem sua adesão a realidades de morte através dos exageros nas bebidas e drogas...Me preocupo com a vida de muita gente que conheço e desconheço depois dessa festa, ou melhor, acho que nem eles mesmos se reconhecem. Não quero aqui, de forma moralista, condenar o carnaval, que já foi uma manifestação puramente artística e cultural, vejo também que muitas pessoas fazem desse período um lazer tranquilo e uma confraternização segura e divertida. No entanto condeno a forma das quais as "músicas", "tradições", e "artistas" conduzem esse tempo, fazendo apologia a vida sem limites. Fico triste, quando na quarta-feira, ao ligar a tv, assisto os apresentadores de jornais cantabilizar as vidas que deixaram de existir, pessoas literalmente reduzidas a pó nas estradas, por exemplo...Aí vejo a alegria de muitas famílias transformadas em sofrimento duradouro e o que antes era planejado e esperado, agora desejado ser esquecido.
Por outro lado muitas pessoas fazem a opção de trilhar seu caminho na presença de Deus, escolhendo se retirar da alegria passageira e buscando a paz de espírito nos diversos Retiros de Carnaval realizados nas comunidades...Ah meus queridos! O saldo desta escolha jamais será de morte, ao contrário, é de vida e  ressurreição, quantos voltam à vida, quantos reencontram a beleza de ser de Deus...E na quarta-feira, o único pó existente nas vidas desses que óptam por receber a graça de Deus, é a cinza na fronte, lembrando que é preciso "converter-se e crer no Evangelho"...Depois de um Retiro, só lamento uma coisa: a tv não mostra as vidas salvas, as familias que se restauraram porque um filho largou a dependência química...é uma pena...Entretanto, vocês e eu, temos a missão de sermos propagadores de boas notícias que surgem nos Retiros de Carnaval, pois para as notícias más existe um exército à serviço, não tenhamos medo de nadar contra a correnteza, pois nosso Deus acalma o mar revolto.

Se você nunca fez a experiência de um Retiro nessa época, faça! Garanto que se em 2011 você não quiser outro, eu caio na folia com você...Sendo assim, até os próximos retiros...Deus te abençoe!