sábado, 19 de junho de 2010

O sol não tardará

Nesses dias chuvosos, proporcionados pelo nosso inverno atípico, parei para ver a chuva caindo numa noite de segunda-feira, ruas desertas, obscuras e incertas. Todos detidos em suas próprias prisões, algemados nos seus medos e receios à cerca de alguma tempestade, buscando refúgio e proteção sobre suas camas e sob seus lençóis, castelos e armaduras da noite. O barulho dos ventos a retirar das árvores suas folhagens frágeis unindo-se a lavagem corrente de nossos tetos, nos leva em algum momento dessa contemplação a esquecer do brilho solar, nos inserimos de tal forma nessa ação do tempo que nossa “reação” passa a ser o paralisar do corpo.
No entanto, quem já viu a luz do sol jamais ficará acorrentado a uma noite escura, ainda que chuvosa, pois quando se experimenta a clareza e suas descobertas, a escuridão passa a ser apenas sombra. Nasce assim a esperança do amanhã e vislumbramos a verde relva que encantará nosso olhar ao raiar do dia, o cantar dos pássaros, unido ao cheiro de terra molhada tornar-se-ão o energético que nos erguerá com força para encarar a batalha cotidiana.
Como é bom acreditar no surgimento da luz mesmo em meio a total escuridão, como é bom acreditar que o sol nascerá e saber que ele não tardará!
Que Deus nos dê a graça de passar pelas noites escuras e chuvosas da vida, vivendo todas as angústias que lhes são próprias, mas sem pararmos nelas, sempre com o olhar voltado para o brilho dos olhares amorosos que contemplaremos nos dias seguintes, a relva para nosso caminhar, e prontos para continuar o processo de superação constante que aprendemos chamar de vida.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Pagando Promessa

Para cumprir o prometido, mesmo com um certo atraso (rsrs), compartilho com vocês algumas fotos do belíssimo encontro de louvor e oração realizado no dia 01 de maio de 2010, em Pirpirituba.
Eliana Ribeiro e Ministério de Música Canção Nova fizeram a festa de comemoração dos 85 anos de criação da Paróquia.
Foi simplesmente incrível, renovamos, através de suas canções, nossa fé e confiança na ação de Deus.
Mais fotos...nos orkuts da vida por ai...(rsrsrs), no meu por exemplo!
Obrigado a todos que participaram e contribuiram para que a graça de Deus acontecesse.
Valeu Eliana, que Deus continue abençoando sua vida e sua missão.

sábado, 5 de junho de 2010

Comprender os tons da vida

Uma das músicas que me faz refletir sobre as inconstâncias da vida chama-se "tocando em frente" (ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais). A visão do compositor é bastante real e ao mesmo tempo poética. Fico então à pensar sobre os instrumentos e tons que utilizamos para "tocar em frente" nossas vidas, paro para ver se consigo percerber a harmonia que tem regido meus dias e constato que muitas vezes os barulhos provocados pela pressa e pela invasão de instrumentos sem cadência, tornam subtonados meus pensamentos e deixam meus atos com ruídos diversos.
Penso que muitas vezes as introduções de nossas palavras (pensamentos) e os solos (atos), se misturam de tal forma aos barulhos oferecidos pelo tempo do hoje, que nos tonam uma canção bela no entanto incompreendida. São várias as músicas das quais cantarolamos no dia a dia e nem ao menos entendemos a situação que realmente passava o artista para que extraísse de si tal obra. Da mesma forma é nossa vida, se não compreendermos a situação que passamos a composição não será compeendida pelo nosso público-alvo, ou seja, o outro. Cantaremos a vida, no entanto sem emoção.
Sendo assim, melhor entender a vida aos poucos, "conhecendo suas manhas e manhãs", para que ao compreender nossos próprios sabores possamos oferecer a poupa de nosso ser, isto é, o essencial do agora, para que o depois seja entendido sem grandes tremores e ruídos. Busquemos pois entender nosso eu para daí buscar compreender seus reflexos, aceitando as chegadas e partidas cotidianas e deixando sempre ficar àquilo que constrói em nós algo que construa também no outro.

Onde está o sentido?

Para muitos o mês que estamos vivendo trata-se das festividades nordestina. As comemorações típicas de nossa região tomam conta do país inteiro e faz com que pequenas e grandes cidades nossas se tornem centro de grandes concentrações de pessoas que vêm em busca da música e da culinária tradicional. Viva a Santo Antonio, São João e São Pedro. No entanto, os santos festejados nessa época se tornaram coadjuvantes dos "espetáculos" que as prefeituras e governos dos estados promovem pensando na promoção deles mesmos.
Religiosamente falando, a grande maioria das pessoas não têm noção do tamanho dos testemunhos de entrega à Cristo dados por esses homens, hoje santos. Suas vidas são para nós exemplos de entrega e amor a Deus, é lamentável que a cada dia se perca as verdades de fé e se absorvam as mentiras dos prazeres momentâneos. Roguemos pois a esses grandes homens de Deus para que os Antonios, Joãos e Pedros de hoje tenham a dgnidade de zelar pelos seus nomes a partir de suas vidas.
Culturalmente, a dor que sinto agora passa a ser ferida aberta, outrora as festanças desse mês eram feitas em família, ao redor de uma fogueira, com músicas típicas do povo, que cantarolavam os sofrimentos, as lutas, as vitórias e as alegrias. Reeditava-se nas canções, amores perdidos, encontrados, sonhados e vividos, era uma mistura sadia de arte, música, tradição e fé. Porém, o que hoje se canta  e dança, salvo raras exceções, são verdadeiros atentados contra nossas famílias e nossa dignidade. Para não "manchar" o blog tecendo opniões sobre a descaracterização com essa belíssma festa, concluo esse pensamento com uma das tantas poesias de Luiz Gonzaga, que nos recorda o que de fato foi e deveria ser uma noite de São João.

Ai que saudades que eu sinto
Das noites de São João
Das noites tão brasileiras na fogueira
Sob o luar do sertão

Meninos brincando de roda
Velhos soltando balão
Moços em volta à fogueira
Brincando com o coração


Eita, São João dos meus sonhos
Eita, saudoso sertão
                                                                    (Fonte: letras.com.br)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Parabens pra você !

Nesse da 2 de junho, quero extarnalizar a minha gratidão a Deus pela vida de uma pessoa que me fez entender que a vida necessita de nossos passos para prosseguir e que nos momentos dificeis nossas decisões nos mostrarão quem somos...Essa pessoa me fez entender ainda, que lágrimas são como a chuva, prepara a terra para fazer germinar a semente enquanto nossos olhos veem apenas o dia nublado...E para me ensinar tudo isso, ela não precisou nada dizer, apenas me deu a oportunidade de vivenciar um pouco de suas alegrias e tristezas, as alegrias partilhadas e as tristezas silenciosas...Obrigado meu Deus pela vida de minha querida cunhada EMILIA, que com seu jeito de viver me ajudou a ser mais eu.
Parabens querida...muita fé... saude e paz  para você e sua familia!

Ser de Deus nos faz encontrar anjos na terra

Nos dias atuais, penso eu que, um dos maiores desafios para qualquer pessoa seja assumir ser de Deus, zelar pelos Seus mandamentos, assumir a vivência dos sacramentos e se portar de acordo com os ensinamentos dados por Cristo e incentivados pela Igreja. Deixar-se guiar segundo o Espírito, abandonando os prazeres humanos tem sido alvo de elogios e críticas de muitos e decisão de poucos.
A mídia nos dá a cada momento exemplos diversos de famílias destruídas por traições e desamor, e também, de pessoas, muitas vezes, frutos desse desamor que passam a ter como objetivo ferir para não ser ferido.
Há alguns dias experimentei o peso de minha decisão radical a favor de Cristo, além de tudo o que os dias de hoje nos mostra de satânico, sei que as forças do malígno não cessam de vir ao nosso encontro querendo tirar de nós a fé através de pequenas decepções e oportunidades oferecidas por pessoas que vivem como se Deus fosse apenas uma palavra que livra "mal-olhado". Titubiei, mas não caí, graças a Deus que não me abandonou, embora tenha pensado nisso por alguns instantes, e principalmente, porque na decisão de ser de Deus encontrei pessoas que também escolheram trilhar o caminho da fé, árduo, no entanto, seguro. Não tenho dúvidas que as orações de tantos que me amam de graça, me mantiveram de pé e que o abraço de cada um me fez erguer a cabeça e elevar a Deus o meu pedido de socorro....E Ele me ouviu.
Diante disso, confesso a vocês que por mais que seja difícil óptar por Deus, vale a pena. Você não se livrará das quedas...elas continuarão. A diferença é que junto as mãos chagadas de Jesus, estarão outras lhe ajudando a levantar...Feliz de quem entrega o seu viver a Deus e encontra nesse caminhar anjos que sofrem com você...Talvez você seja um desses anjos...se não é...queira ser...reze por mim e rezarei por você, assim nossa vivência de Deus será experimentada em comunhão e nossas dores divididas serão mais leves.

Obrigado aos amigos e amigas de oração, anjos na terra, que guardam meu ser e minha decisão através de suas preces.