quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Saudades dos Oratórios

Há algum tempo, as famílias se reuniam em torno de um oratório, cheias de amor a Deus e fé. A hora dessa reunião de preçes e agradecimentos era aguardada e guardada no coração com ansiedade, inicialmente uma obrigação ao corpo posteriormente uma necessidade da alma. Havia então, respeito a Deus e ao próximo, a fidelidade entre marido e mulher refletia no amor e carinho dos filhos...Uma orquestra regida harmoniosamente pela força da oração.
Correu o tempo, família temente a Deus tornou-se espécie em extinção, as reuniões agora não são mais diante dos oratórios ou mesmo à mesa; as famílias hoje, se reuniem diante de um objeto que passou a reger suas vidas: a TV.

É impressionate o poder dominador e destruidor desse aparelho televisivo. As refeições agora são programadas antes ou depois das novelas, porque durante o episódio do dia, nada nem ninguém pode dividir a atenção, que não cheguem visitas e que ninguém adoeça, pois para muitos, nesse momento é hora de se preocupar e ouvir apenas os problemas fictícios dos atores, que fiquem pra mais tarde, o desabafo do marido ou da esposa, o problema amoroso da filha, o desespero do filho ou o abraço diário, se é que ainda existe esse contato.
Novela vai, novela vem, mocinhos sofredores são felizes no final, bandidos cruéis acabam tragicamente presos, loucos ou mortos...Não precisaria ninguém escrever, pois já sabemos das tramas. Impressionante, também, como todas elas trilhão para o mesmo caminho, a traição. Das poucas novelas que nos apresentaram fidelidade matrimonial, por exemplo, o autor logo trata de assassinar um, para que o outro logo busque outra pessoa...Bem, sobre esse assunto ainda conversaremos muito, agora só gostaria de perguntar: será que não existem pessoas que se amam, que fazem da verdade seu alicerce? Eu creio, que ainda encontramos no dia a dia realidades que nascem a partir de um sentimento puro, e acredito também que essas realidades não estão mais visíveis porque os oratórios se tornaram simplesmente raridades nas mãos de colecionadores de objetos sacros.

Que Deus nos ajude a recuperar as orações deixadas pra trás e os oratórios perdidos no tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião ajudará a repensar a minha...Obg! Deus te abençoe!