terça-feira, 6 de julho de 2010

Um coração amoroso

Outro dia, estava eu a esperar condução num determinado ponto, quando ao adentrar no transporte que me levaria ao trabalho, esbarro com uma figura robusta, fechada e um tanto enigmática. Trava-se de um senhor de olhar feroz e voz grosseira, pensei comigo que seria mais um dos tantos homens ignorantes que infelizmente encontramos construidos pela sociedade "moderna". 
Durante os quilômentros iniciais do percurso, fiquei a observar o comportamente daquele ser humando que provocava medo e espanto em todos no veículo. No entanto, para a surpresa de todos, e principalmente minha, as atitudes daquele homem revelou o quanto verdadeiramente enganamo-nos com as aparências e que ainda existem pessoas que se respeitam e guardam os melhores princípios da vida. O primeiro grande gesto dele foi oferecer o lugar para uma jovem mãe que entrara no veículo levando nos braços uma vida em fase inicial, ao mesmo tempo, ele mostrou quem realmente era e deixou a todos constrangidos, pois essa atitude esperava-se de qualquer um exceto dele, a partir de então, percebi que todos mudaram o jeito de olhar para aquele homem, agora gentil. Para aumentar ainda mais nosso constrangimento e nos mostrar sua essência, aquele senhor ao terminar sua viagem, levantou-se da poltrona que ocupara em seguida, tirou da cabeça um gasto chapel que umedecia seus cabelos , traçou sobre si o sinal da cruz e desejou aos que prosseguiriam uma ótima viagem e com um "Deus abençoe vocês" quase me arrancou lágrimas de remorsos e vergonha.
Senti que a viagem após tudo isso não foi mais a mesma pra nenhum dos que ali estavam, senti também que os corações aplaudiam aquela vida que transformou a nossa de maneira tão simples e verdadeira, percebi que não é necessário escrever livros ou manuais para se ensinar a ser uma pessoa melhor, basta apenas obedecer o valor da vida a partir da vida do outro.
Espero em algum dia ter a graça de viajar novamente na presença daquele senhor, assim aprenderei mais uma nova lição que não vi na faculdade, não sei se ele era João, José, Pedro ou Paulo, o que sei é que ele poderia ser muito bem um Jesus, que com seu pequeno gesto de fé e amabilidade me fez perceber que aparência nenhuma é capaz de disfarçar um coração amoroso.  

2 comentários:

  1. O Homem é um Tesouro
    O Tesouro é como a laranja, não se pode apenas olhar para a casca,...é preciso aprecia-la...

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, Toninho.
    Muitas vezes fui visto pelo que sou por fora, tambem muitaz vezes vi as pessoas dessa forma... mas condenar alguem pela aparencia é erroneo, pois "nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que balança cai"... Grande liçao, irmão... oxalá que as pessoas lessem esse texto e tantos outros.
    parabéns!

    ResponderExcluir

Sua opinião ajudará a repensar a minha...Obg! Deus te abençoe!