quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Celebrando o Emanuel e não o "Papai Noel"

Mais uma vez estamos na época dos preparativos do Natal. Para uns época de refazer a vida e reviver a encarnação de Deus, o Deus Conosco - Emanuel, para outros época de festa, lazer e consumo.
Meus amigos, fico profundamente indignado com a deturpação que a mídia fez com essa época tão santa, inserindo nela figuras e conceitos que contradizem a realidade natalina. Fico triste ao ver milhões de pais que atribuem a um outro "papai", o Noel, um presente que dá ao seu filho. Não seria mais fácil dizer: filho eu te amo e por isso te presenteio?.
Ah meus queridos, o Natal não se trata da vinda de um velhinho bom para presentear os 'bomzinhos", Natal é a vinda do Menino-Deus para presentear a todos, preferencialmente os "ruimzinhos", com a salvação.
Quando a Igreja nos propõe, a partir do advento, o tempo de espera e de preparação para o nascimento de Deus entre os homens, como homem, semelhante a nós em tudo exceto no pecado, ela não quer que apenas lembremos desse fato magnífico que mudou a história da humaninade, mas sim que o revivamos. Reviver é tornar presente, é trazer para realidade atual um acontecimento passado.
Tomemos, pois, ciência do significado do Natal, não é um tempo de só consumir mas sim de doar, as roupas, perfumes, presentes, luzes e jóias se tornam insignificantes diante da humildade de um Deus que quis nascer entre os pobres em meio aos animais, e nem por isso deixou de ser rei. Celebremos, portanto, o Emanuel, o verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós (Jo cap.1), e que as luzes do Natal moderno não ofusquem em nosso coração, o brilho da salvação que nos veio visitar e ficou conosco.
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Amém!

Um comentário:

  1. Toninho,realmente tá faltando td isso q vc falou nos corações das pessoas,para q elas venham a entender realmente o q é o NATAL.
    NATAL quer dizer um espírito de amor,um tempo quando o amor de DEUS e o amor dos seres humanos deveriam prevalecer acima de todo o ódio e amargura,um tempo em que nossos pensamentos,ações,e o espírito de nossas vidas manifestam a presença de DEUS.O NATAL,ele começou no coração de Deus e só está completo quando alcançar o coração do homem.
    Deixo aqui minhas sugestões de presente para o Natal:
    Para seu inimigo,o perdão.
    Para um oponente,a tolerância.
    Para um amigo,seu coração.
    Para um cliente,o serviço.
    Para tudo,a caridade.
    Para toda criança,um bom exemplo.
    Para você,respeito.
    E para todos,o amor de DEUS.

    FELIZ NATAL E Q DEUS ABENÇOE A TDS........

    ResponderExcluir

Sua opinião ajudará a repensar a minha...Obg! Deus te abençoe!