terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Olhares que se encontram

Com o passar do tempo, fico cada vez mais impressionado com alguns gestos humanos que me revelam a beleza da divindade. Entre tantos gostaria de partilhar com você, a grandeza do significado de um olhar.
Assistindo nesses últimos dias a alguns dos vários documentários e filmes sobre Jesus, me reportei àquela realidade e decidi pensar como se estivesse lá, com Ele. Vi o jeito que Ele perdoava e curava as pessoas, em todos esses milagres maravilhosos, dos quais somos testemunhas de fé, o olhar de Jesus era como que uma consulta precisa, na qual o problema era diagnosticado a partir da alma. Ao mesmo tempo em que Ele dirigia o olhar, penetrava no íntimo do ser de cada um, devolvendo-os a si mesmos, encontrando-os em meio à multidão. Como é belo ter um Deus que se fez homem, para nos olhar face a face, um Deus que assumiu o olhar humano de tal forma que provou das lágrimas para enxugar as nossas. Emocionei-me quando o olhar de Jesus encontrou o de sua mãe no caminho para o calvário. Ela, aflita em lágrimas, Ele conformado por está fazendo a vontade do Pai, sentindo o peso da cruz em seus ombros, os dois em silêncio, pois, bastava-lhes o olhar.
Deixei de ser personagem da história da salvação e fui pensar nos olhares que encontro na pressa diária. Lembrei de alguns que transparecem aflição, outros tristezas e ainda outros que mesmo voltados para mim, não me vêem. Recordei também de alguns que me passam entusiasmo, fortaleza e fé... Mergulhei no que sei da vida de cada um e tentei, materializando-os, entender o significado de seus olhares, uma tentativa sem sucesso! Recorri ao espelho e tentei encontrar a resposta olhando para meu próprio olhar; pedi a Deus discernimento em uma breve oração diante Dele em mim e nessa tentativa obtive êxito. Ele me disse que o significado de cada olhar não estava simplesmente no que se passara na vida de seus donos, mas principalmente, na vida do dono do meu, pois às vezes olhamos o olhar do outro buscando resposta para o que o nosso necessita, e assim não enxergamos o que de fato ele nos deseja transmitir.
Entendi que só compreenderei um olhar, seguindo a receita de uma canção que diz: olhar como Jesus olhou... Sem julgamentos preliminares, sem invasão de sentimentos, sem aprisioná-los, refletindo-os, desprendendo-me de mim mesmo. Decidi então, oferecer ternura e abrigo aos olhares angustiados e me alegrar com os felizes que eu vier a encontrar a partir de hoje, tentando a cada movimento dos olhos ir ao encontro de seus corações. Assim, diante do espelho jamais me sentirei só, terei Deus em meu coração e várias olhares refletidos no meu.
E você como olha as pessoas? Não responda! Comece em frente ao espelho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião ajudará a repensar a minha...Obg! Deus te abençoe!