sábado, 5 de junho de 2010

Onde está o sentido?

Para muitos o mês que estamos vivendo trata-se das festividades nordestina. As comemorações típicas de nossa região tomam conta do país inteiro e faz com que pequenas e grandes cidades nossas se tornem centro de grandes concentrações de pessoas que vêm em busca da música e da culinária tradicional. Viva a Santo Antonio, São João e São Pedro. No entanto, os santos festejados nessa época se tornaram coadjuvantes dos "espetáculos" que as prefeituras e governos dos estados promovem pensando na promoção deles mesmos.
Religiosamente falando, a grande maioria das pessoas não têm noção do tamanho dos testemunhos de entrega à Cristo dados por esses homens, hoje santos. Suas vidas são para nós exemplos de entrega e amor a Deus, é lamentável que a cada dia se perca as verdades de fé e se absorvam as mentiras dos prazeres momentâneos. Roguemos pois a esses grandes homens de Deus para que os Antonios, Joãos e Pedros de hoje tenham a dgnidade de zelar pelos seus nomes a partir de suas vidas.
Culturalmente, a dor que sinto agora passa a ser ferida aberta, outrora as festanças desse mês eram feitas em família, ao redor de uma fogueira, com músicas típicas do povo, que cantarolavam os sofrimentos, as lutas, as vitórias e as alegrias. Reeditava-se nas canções, amores perdidos, encontrados, sonhados e vividos, era uma mistura sadia de arte, música, tradição e fé. Porém, o que hoje se canta  e dança, salvo raras exceções, são verdadeiros atentados contra nossas famílias e nossa dignidade. Para não "manchar" o blog tecendo opniões sobre a descaracterização com essa belíssma festa, concluo esse pensamento com uma das tantas poesias de Luiz Gonzaga, que nos recorda o que de fato foi e deveria ser uma noite de São João.

Ai que saudades que eu sinto
Das noites de São João
Das noites tão brasileiras na fogueira
Sob o luar do sertão

Meninos brincando de roda
Velhos soltando balão
Moços em volta à fogueira
Brincando com o coração


Eita, São João dos meus sonhos
Eita, saudoso sertão
                                                                    (Fonte: letras.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião ajudará a repensar a minha...Obg! Deus te abençoe!