quinta-feira, 25 de março de 2010

"Marca-Texto"

As invenções humanas, vez ou outra, me chamam a atenção, principalmene as mais simples, àquelas que fazemos uso quase que diariamente mas que passam despercebidas. Num dia desses, estava pensando na pedagogia do lápis "marca-texto", tão simples mas de responsabilidade tão complexa, sua cor forte nos leva a observar o que extraimos de "melhor" de uma determinada leitura, seja esta, bíblica, literária ou pedagógica.
A complexidade da função desse instrumento se dá justamente de acordo com a inconstância humana, não foram poucas as vezes que marquei em minhas leituras trechos que não faziam parte daquilo que eu buscava, outras vezes marquei quase todo texto e não sabia bem o por quê; hoje avalio que minha insegurança na marcação dos pontos principais dos escritos, se dava pelo meu estado de espírito, que muitas vezes atordoado por tropeços e angústias, me impedia de esmiuçar a proposta real daquela leitura. Como é difícil eleger o que mais importa pra você a partir do conhecimento alheio.
Agora penso nos "marca-textos" de nossas vidas, aquele que a tinta vem do coração e daí depende a cor que nele contém, como é bom fazer a seleção do que foi bom em nossa caminhada e destacar para todos a importância desses momentos, a partir de então, nos momentos de dificuldades, a gente volta uma ou duas páginas da vida e olha lá, em destaque, àquela vitória, a superação, a felicidade. Porém, sei que em muitos momentos damos destaque aos fatos negativos, a mágoa, o ódio, a derrota, a dor...Tomemos muito cuidado com o "marca-texto" do cotidiano, somos constantemente experimentados pela felicidade e pelo sofrimento, se um ou outro sentimento será destaque em nossa vida vai depender de nossa marcação.

4 comentários:

  1. Toninhoo, muito pertinentee esse seu texto... e que sacadaa... nunca havia parado pra pensar nisso tudoo... a simbologia do "marca-texto" pra mostrar como, Às vezes, damos destaque a coisas que nos faz mal... e deixamos de "marca" em nossa vida (nesse caso, o texto) as coisas essenciais e que são realmente proveitosas... foii realmentee brilhantee... Parabéns, Amigo!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rodrigo...Tais palavras vindo de você me estimula a ir além...Obrigado...Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Quanto significado revestido num simples lápis marca-textos! Muito criativo ao mesmo tempo que reflexivo o seu texto.

    Algumas vezes também fiz isso, li um determinado texto e deixei marcas sem achar muita importância no que havia lido e terminava marcando quase o texto por inteiro! Com as vivências e experiências adquiridas, percebi o quanto naquele momento a insegurança e/ou o medo me deixou levar e, desviar o real sentido daquela leitura!

    A comparação é perfeita! As marcas são constantes em nossas vidas, mas nem sempre deixamos as melhores marcas em evidência e isso, torna-nos seres sem destaque, negativos. Como é bom poder marcar a nossa vida e a vida do próximo positivamente. Acredito que a SABEDORIA é o ponto de partida p/ deixarmos de lado as marcas que nos fazem esquecer o quanto podemos ser melhor a cada dia e cabe a nós dar o primeiro passo.

    Parabéns pela sua grandiosa sabedoria ao escrever esse texto!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Herlane...mandou bem...faz um blog..hehehe...Obrigado ...volte sempre ! Deus te abençoe !

    ResponderExcluir

Sua opinião ajudará a repensar a minha...Obg! Deus te abençoe!